sábado, 13 de novembro de 2010

Uruguai



Na minha ida para o Uruguai passei pela rodoviária de Porto Alegre. Veja só o que vi lá: um(a) VAXI. Está completo com placa, rádio, retrovisor e identificação do motorista.



Enquanto estavamos na fronteira alugamos um carro velho. Na ida para o congresso de líderes, estávamos em 5 pessoas mais toda a bagagem. Ficamos bem espremidinhos.


Uma coisa que não deixa de faltar no Uruguai é o hábito de beber a erva mate, ou chimarrão. Por todo canto a gente vê as pessoas carregando garrafa térmica e a cuia de porongo com bomba de metal (canudo). Toma-se durante o serviço, na rua, em casa e em todo o lugar. Até vi várias vezes pessoas dirigindo carro com uma mão no volante, outra segurando a cuia e a garrafa térmica enfiada debaixo do braço. É uma mania nacional.

As paisagens do Uruguai são muito lindas. A maior parte da população vive em Montevideo. As outras cidades principais ficam no litoral ou nas fronteiras. O centro do país é pouco populado com muitas pastagens. Quase não vi agricultura.




O Uruguai tem muito carro moderno, mas com exceção de Cuba, nunca vi um país com tantos carros antigos andando pelas ruas.



Bom, alguns funcionam melhor do que outros!

Montevideo



Montevideo é a capital do Uruguai. É uma cidade grande e moderna. Fica localizada às margens do Rio de la Plata. Neste ponto o rio é tão largo que mais parece o mar. Tem até ondas e praia, não se enxergando a outra margem.


Ruas de um dos bairros da cidade.



Tem até um café brasileiro! Centro de Montevideo.



Até aqui tem esta praga brasileira de IURD!



Portal da cidade antiga e praças lindas e bem cuidadas.



Parrillada é a versão uruguaia da churrascaria. Foi a melhor refeição que tive no Uruguai. Na região do porto tem um prédio muito parecido com o nosso mercado central onde tem muitas parrilladas. A churrasqueira fica de frente com a gente e ai é só escolher o que se quer comer. Depois de terminada a refeição me deixaram ficar próximo a churrasqueira e segurar o espeto com a cabeça do porco de onde saiu a minha fatia de carne suína. Muito bom! A linguiça também é ótima!



Este lanche de bife é enorme e vem de tudo. Se chama "chivito". É um desafio comê-lo todo. Muito gostoso também. Custou R$13,00.

Arquitetura de Montevideo



Na minha viagem recente ao Uruguai, passei alguns dias em Montevideo. É uma cidade grande e moderna, mas ainda retem seu charme e sua herança cultural. Alguns locais da cidade me lembram as cidades européias, principalmente o centro antigo de Montevideo.



Tirei muitas fotos de prédios que me chamaram a atenção: seja pela sua beleza ou por sua arquitetura diferente.










quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Viagem ao Uruguai

Dia 27 de outubro viajei para o Uruguai para conhecer o campo missionário para o qual as igrejas Batista Livre do Brasil estão enviando missionários. Além de mim, também viajaram os pastores John (Ribeirão Preto), Jeancarlo (Jabotical) e o missionário Rogério que estará mudando para lá com sua família no mês de janeiro.

Enquanto estavamos lá, alugamos um carro velho no qual andamos espremidos.





Na fronteira entre Brasil e Uruguay existe uma cidade que é cortada ao meio pela fronteira. Do lado brasileiro a cidade se chama Santana do Livramento. Do lado Uruguaio se chama Rivera. Na foto ao lado estou no marco divisório com um pé em cada país. Reparem ao fundo que de um lado tem a bandeira do Brasil e do outro lado a do Uruguai.









Temos 3 igrejas Batistas Livres em Rivera, todas pequenas. Ao lado observamos o prédio da IBL do Barrio Recreo. Rogério e sua esposa Anice (Jaboticabal) estarão ajudando o Pr. Ruben nesta igreja.











Primeira IBL de Rivera.















IBL Central em Rivera. O missionário Alex (Rib. Preto) está ajudando o Pr. Carlos nesta igreja. Ele trabalha com os jovens e adolescentes e em treinamento.












Pr. Carlos foi ordenado no último sábado, 30 de outubro, em um culto abençoado, com a presença de muita gente. A igreja ficou lotada.













A igreja no culto de ordenação.















Oração de consagração ao ministério do Pr. Carlos. Os pastores e diáconos uruguaios e os pastores brasileiros estavam presentes para este momento solene.











Foi realizado um retiro de líderes dos dias 30/10 - 02/11 em um acampamento um pouco retirado da cidade de Rivera. Participaram líderes de todas as igrejas.

As acomodações do acampamento são bastante rústicos.









Capela do acampamento onde foram realizadas as reuniões. O acampamento se chama "O amanhecer".













Vista interior da capela durante a palestra do missionário Alex.














Participantes do retiro.















Um grupo de louvor dos jovens ajudou com a música durante o retiro.














Um momento de oração e consagração durante o retiro.















Robert é diácono e músico da IBL de Montevideo. Ele está se preparando para ser ordenado pastor.














Pr. Gerardo, da IBL de Montevideo, foi um dos preletores do retiro.














Os quatro irmãos que vieram de Montevideo (esquerda para direita): Robert, Gerardo, Juarez e Jamie (missionário norte-americano).