sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

História transcultural recebida de um missionário conhecido nosso, Curt Kirsh, que trabalha entre a etnia Ianomami em Roraima:



O “XÔKO” NÃO PODE PARAR!
Quem bancou o pato foi a cutia. Eu explico!
Índio, como todo bom brasileiro, também gosta de “xoká póla” (jogar bola)! Ainda não são exímios jogadores, pois o esporte foi introduzido há pouco tempo. Aqui na aldeia de Halikato-U até então, o único esporte praticado entre eles era flecha ao alvo. Um mamão verde era arremessado alguns metros à frente de um grupo de pessoas. Em fração de segundos os arcos eram retesados e logo em seguida ouvia-se os zumbidos das flechas chispando rumo ao alvo. Era comum vê-los indo e voltando na enorme clareira da pista de pouso, praticando sua pontaria em mamões. Dentro de pouco tempo o mamão precisava ser substituído por outro, pois só restavam pedaços, tal era a pontaria.
Ao passar dos anos o futebol, paixão nacional, foi introduzido também entre os halikatothelis. As bolas começaram a tomar o lugar das flechas e os tiros certeiros deram lugar a pés inexperientes e rudes. Hoje em dia as bolas já duram um pouco mais, mas não era assim no começo. Espinhos e unhas são as razões principais delas não terem uma durabilidade maior.
Em uma visita minha à aldeia uma bola furou, ou melhor, foi furada propositalmente por um indígena. Foi um acontecimento inédito. Vou descrevê-lo, pois nunca tinha visto, até então, uma bola sendo furada desse jeito. Xina, depois de ter tomado algumas cuias de caxiri (bebida fermentada à base de mandioca), dirigiu-se até ao local do jogo, e resolveu acabar com a brincadeira dando uma bela flechada na bola, com uma ponta de metal (ponta usada em animais maiores). Eu não sei o que passou na mente do Xina naquele instante. Será que ele pensou que fosse um mamão ou então algum bicho correndo na pista e todo mundo atrás dele tentando pegá-lo? Sei lá.  Só sei que Xina conseguiu acabar com a alegria da galera. Um camarada veio triste me entregar a bola murcha relatando o episódio. Após ouvir atentamente a história, falei que se eles quisessem continuar jogando bola, o autor da flechada teria que dar o pagamento da mesma, para que outra pudesse ser providenciada. Numa viagem seguinte levei comigo outra bola nova, que só foi liberada após a negociata.
Bastou mostrar a bola reluzente para os jovens, que já não jogavam por um bom período, para ficarem atiçados e fazerem pressão para o Xina acertar as contas comigo. Não demorou muito para que ele usasse novamente a sua flecha para o alvo certo, trazendo-me a metade de uma cutia. O negócio foi fechado!
Coitada da cutia, que não teve nada a ver com a história, acabou pagando o pato, pois o “xôko” não pode parar!

Curt Kirsch

terça-feira, 13 de dezembro de 2011










Aqui vao algumas fotos da nossa viagem no Uruguai. Nao tenho tempo para colocar todas.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Escola Teológica Batista Livre lança EAD

A Escola Teológica Batista Livre (ETBL) em Campinas lançou uma nova modalidade de estudo, o EAD (estudo à distância). Agora você poderá fazer todo o curso médio de teologia pela internet. E mais, o curso médio, que dura 2 anos na sua modalidade presencial, agora poderá ser feito em apenas 1 ano pela internet (opção de 1 ou 2 anos). Confira a grade completa do curso médio EAD abaixo.


A partir de 2012 a matéria Introdução à Bíblia é pré-requisito para se iniciar os estudos do curso médio, tanto na modalidade EAD quanto na presencial. Todos os interessados em ingressar no curso médio já podem se matricular nessa matéria.

Nosso curso usa a tecnologia mais avançada em EAD com a plataforma ItsLearning, a mais usada nas universidades da Europa e está disponível em português há menos de um mês. Venha estudar com o que existe de mais moderno no ensino da teologia à distância.

Grande promoção de lançamento! Estamos oferecendo a matéria Introdução à Bíblia GRATUITAMENTE para os que se matricularem nos meses de dezembro e janeiro. Aproveite, pois as vagas são limitadas. A partir do ano que vem o restante das matérias terá um valor de R$100,00 (por matéria). Descontos serão possíveis para cônjuges e para múltiplas matérias.

Estudando pelo EAD você poderá fazê-lo no conforto de sua casa e no horário que tiver disponível. Você não perde tempo, não gasta com transporte e não toma chuva! Ajude-nos com a divulgação desta notícia na sua igreja.

Conteúdo da matéria Introdução à Bíblia:

• Conceitos sobre revelação, inspiração, autoridade e cânon da Bíblia.


• Estrutura da Bíblia.


• Cronologia bíblica com os principais acontecimentos do Antigo e Novo Testamentos.


• Noções de geografia bíblica.


• Confecção, preservação, transmissão e tradução da Bíblia.


• Principais traduções da Bíblia em outras línguas e em português.

Para se inscrever, envie e-mail para etblcampinas@gmail.com solicitando formulário de inscrição.


Grade curricular para EAD (curso médio):

Mês           Matéria (1)                       Matéria (2)

Março       Introdução à Bíblia            Métodos de estudo bíblico
Abril          Vida devocional                Religiões mundiais
Maio         Novo Testamento 1           Integração e Discipulado
Junho        Novo Testamento 2           Ética cristã
Julho         Novo Testamento 3           Seitas
                 Introdução à Bíblia
                (somente novos alunos)
Agôsto     Antigo Testamento 1           Teologia Sistemática 1
Set.          Antigo Testamento 2           Teologia Sistemática 2
Outubro   Liderança Espiritual             Teologia Sistemática 3
Nov.        Hermenêutica                       Didática

Obs: Alunos que desejam fazer o curso médio em 1 ano fazem as matérias das duas colunas. Aqueles que optarem fazer em 2 anos farão a coluna 1 no primeiro ano e a coluna 2 no ano seguinte.


Cada matéria exigirá do aluno uma dedicação em média de 9 horas semanais. Alunos cursando duas matérias simultaneamente devem separar 18 horas por semana.