domingo, 24 de agosto de 2014

Costa do Marfim Planeja Sua Expansão

Passei duas semanas na Costa do Marfim durante o mês de agosto. A principal razão para ter ido nesta época foi para participar da reunião anual da Associação das Igrejas Batistas Livres da Costa do Marfim. A reunião aconteceu em Doropo, no extremo nordeste do país, local em que moramos de 1985-2000. Os relatórios apresentados me permitiram sentir o crescimento da Igreja e a diversidade de suas atividades.
  


A associação nacional é dividida em três associações regionais, sendo cogitada a criação de uma quarta. Os relatórios destas regiões demonstraram que existem atualmente 108 igrejas Batistas Livres com quase 5.100 adeptos. Não consegui um número exato, mas pelo menos quatro novas igrejas foram plantadas no último ano. Um dos projetos da associação é a criação de um comitê nacional de evangelismo, plantação de igrejas e missões. O objetivo é evangelizar e plantar igrejas em todas as regiões da Costa do Marfim e enviar missionários para além de suas fronteiras. Já existe um pastor marfinense que trabalha no Senegal onde implantou uma igreja.

O seminário está passando para a fase final na formação de seis pastores que estão entrando em seu estágio. Dois projetos interessantes do seminário para conseguir reduzir sua dependência financeira são: o desenvolvimento da apicultura e um pomar de cajueiros para exploração da noz de caju. Os dois projetos estão começando a dar lucro e ajudando no sustento.

As igrejas também têm se sacrificado para a construção de uma escola primária cristã. Já levantaram as paredes e cobriram o prédio. Agora falta fazer o acabamento, conseguir a autorização de funcionamento e começarem as aulas. A esperança é poder começar a funcionar já no ano que vem.

A ONG BERACA, composta por membros de nossas igrejas marfinenses, é a mantenedora do Hospital Batista de Doropo, de um projeto de alfabetização e de outro de prevenção da AIDS. Apesar dos poucos recursos, eles têm lutado bravamente para fazer uma diferença em suas comunidades. O hospital completou 50 anos e está necessitando urgentemente de uma reforma geral e modernização das suas instalações e de seu equipamento. Estamos procurando doadores para este projeto urgente.


Além de participar da reunião da associação e de seus diferentes comitês com as quais a Missão tem parcerias, pude participar de alguns cultos, uma ordenação de diáconos e a abertura do acampamento de jovens (com 200 participantes). Ore pelos nossos irmãos da Costa do Marfim.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

No Limite

Fetiches
Quase não consegui acreditar nos meus olhos ao ler o relato do Pr. Paul Amiezi do que aconteceu na IBL de Doropo, Costa do Marfim, África. No início de junho deste ano um senhor de mais idade, que se chama Hien, veio de uma vila na fronteira com o Burkina Faso para falar com a liderança da igreja para dizer que o seu fetiche (ídolo) estava exigindo muito dele e ele queria se tornar cristão. É bem conhecido que os cristãos não têm fetiches. O evangelho foi explicado para ele e recebeu instruções para voltar quando estivesse disposto a seguir a Cristo.

Não se teve mais notícias dele até o dia 6 de julho. Naquela noite o culto foi realizado do lado de fora, pois não havia energia elétrica. No final do culto o senhor Hien veio falar com a liderança par dizer que ele trouxe o seu fetiche e queria que fosse queimado, simbolizando o seu abandono da adoração do ídolo. Quando abriram o saco que ele trazia, acharam a cabeça de um jovem que tinha sido recentemente decepado do corpo. Ele matou o jovem com um tiro e depois o decapitou. O senhor Hien explicou que o seu ídolo tinha exigido que fizesse um sacrifício humano para que pudesse sarar de sua doença. Ele sofre de epilepsia (conhecido na região como “doença da ave”, devido aos movimentos dos braços de uma pessoa durante a convulsão). Esta enfermidade é vista como sendo de origem espiritual. A polícia foi chamada e o homem está na cadeia.

Este caso ilustra claramente a escuridão spiritual, a dor, o sofrimento e o medo das pessoas que adoram estes espíritos e são aprisionados por eles, tendo medo do que pode acontecer se não obedecerem às exigências absurdas dos maus espíritos. Somente o evangelho pode trazer liberdade espiritual aos que estão escravizados por Satanás. É por isso que enviamos missionários para anunciar o evangelho aos que estão desesperadamente necessitados desta luz.


Mas levanta-te e põe-te em pé. Foi para isto que te apareci: para te fazer servo e testemunha... Eu te livrei deste povo e dos gentios para os quais te envio, para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, para que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim” (Atos 26:16-18).