quinta-feira, 26 de junho de 2014

O Estado da Alma Após a Morte

Qual é o estado da alma após a morte física? É aniquilada (deixa de existir), entra em estado de sono até o dia da ressurreição, ou continua viva e consciente? Encontramos, na Bíblia, alguma indicação quanto ao destino da alma além vida?

Felizmente a Bíblia nos oferece respostas a estas indagações. Após a morte física, a alma continuará consciente e irá ou para um lugar de paz e felicidade (céu) ou para um lugar de tormento (inferno), dependendo da decisão que a pessoa tenha tomado enquanto viva.

A história relatada por Jesus em Lucas 16:19:31 nos abre uma janela para a vida após a morte: Lázaro, foi para junto de Abraão e o rico, foi para um lugar de tormento. Ambos tinham consciência de onde estavam, do sofrimento e dos que ainda estavam vivos na terra. A história também nos mostra que podiam raciocinar.

No livro de Apocalipse João relata, em 6:9-11, que as almas dos que morreram clamavam a Deus por justiça.  Encontravam-se, portanto, conscientes. Em 7:9-10, as almas dos salvos de todas as tribos, povos e nações louvavam a Deus.

Em  Lucas 23:43, Jesus, na cruz, falou para o ladrão que havia crido nele, que naquele mesmo dia estaria com Jesus no paraíso. Isto nos mostra que a alma do ladrão arrependido não iria simplesmente passar a um estado de inconsciência, mas teria comunhão com Jesus no paraíso.

Em 2 Coríntios 5:6-8, Paulo nos diz que, quando estamos no corpo (vivos, sobre esta terra), estamos longe do Senhor (longe de onde ele habita) mas, quando estamos ausentes do corpo (morte física), habitaremos com o Senhor, o que é muito preferível. Se é preferível habitar com o Senhor após a morte física, quer dizer que teremos consciência de que isto é prazeroso. Em Filipenses 1:23, falando sobre o dilema de permanecer nesta terra ou de estar com o Senhor, Paulo novamente fala da vantagem de estar com o Senhor, o que presume um estado de consciência da alma.

No Salmo 115:17 pode, à primeira vista, parecer que os mortos entram em estado de sono, pois diz que “os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio”. Precisamos entender que o salmo fala do ponto de vista dos humanos que aqui ficam. Estes não veem os mortos louvarem a Deus. “Região do silêncio” não é o silêncio da alma, mas o silêncio do túmulo, onde fica o corpo físico. Tudo fica mais claro no versículo seguinte (v. 18), quando o salmista diz: “Nós (os salvos), porém, bendiremos ao Senhor, desde agora e para sempre. Aleluia”. O nosso louvor começa nesta vida e continua, sem interrupção, por toda eternidade.

A Bíblia frequentemente refere-se à morte como dormir, um estado transitório de sono (já que o corpo ressuscitará), porém jamais afirma que é a alma que dorme. Esta expressão, na Bíblia, é um eufemismo para falar da morte fícisa. O corpo de uma pessoa morta (cadáver) sempre nos dá a impressão de alguém que esteja dormindo. Também é uma expressão usada para enfatizar que a morte não é o fim e que temos a promessa da ressurreição.


Não se iluda pensando que após a morte sua alma deixará de existir ou que então entrará em um “sono”, sem consciência. A alma é eterna e permanecerá consciente, seja em ambiente prazeroso na presença de Deus ou, então, em tormento, longe da presença do Mestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário